terça-feira, 24 de novembro de 2009

Atividade 1º Encontro - Reflexões sobre o Texto do Lacerda

.Leitura do texto de Lacerda “Ao dizermos que a integração do computador aos programas de ensino é algo que “tem um forte componente cultural”, estamos retomando a idéia de que os professores atualmente em exercício, que têm a missão de preparar o terreno para esta “nova cultura”, foram formados em uma cultura precedente, distanciados do manuseio da informática na vida cotidiana ou como recurso pedagógico, tecnologia essa que sequer existia nos moldes que hoje conhecemos. Conseqüentemente, é bastante comum que professores estabeleçam, implícita ou explícitamente, relações conflituosas com a informática, manifestando fobias de toda sorte, preconceitos, receios, insegurança, limitação de visão , etc. (...) Vamos fazer uma análise de sua própria prática de formador de crianças, jovens e adultos, de seus receios e dificuldades em lidar com essa tecnologia nova em nosso cotidiano escolar. E não deixe de observar o que se passa em sua volta, com seus colegas e na escola de seus filhos.” (Lacerda, 2001, p.39-40);
REFLEXÕES SOBRE O TEXTO ACIMA:
RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
A LDB - Lei de Diretrizez e Bases preconiza que a educação tecnológica básica seja uma das diretrizes que orienta o currículo da Educação Básica, e insiste que o aluno deve saber ao final de sua escolaridade"domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna."
O professor sendo gestor do currículo na escola, tem que ser capaz de integrar as tecnologias em suas aulas, favorecendo o acesso dos alunos ao universo digital.
È sabido que alguns docentes ainda se "familiarizaram" com a informática. Porém,hoje é imprescindível que esse domínio seja elementar, pois o papel do educador do futuro é preparar seus educandos para conviver em um mundo no qual a tecnologia está cada vez mais presente.
Percebo mas escolas em que trabalho que os professores cada dia mais lançam mão dos recursos tecnológicos disponíveis na escola, alguns ainda de forma tímida, mas vão sendo encorajados pelos colegas a usá-los,deixando velhos hábitos para incorporarem essa ferramenta em suas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário